Desafio de Março: Terror dirigido por mulheres

Na imagem, da esquerda para a direita: Jovanka Vuckovic, Meosha Bean, Sloan Turner, Ana Lily Amirpour, Karyn Kusama, Gabriela Amaral, Soska Sisters, Anna Biler
Em fevereiro, nos Estados Unidos, é comemorado o "Women in Horror Month". O evento/festival/comemoração começou com a intenção de demonstrar e dar apoio às mulheres que trabalham na indústria do horror, tentando demonstrar que nós ocupamos um lugar importante, que terror não é coisa de homem, que mulheres são tão boas quanto qualquer um nessa indústria.
Em março, dia 08, comemoramos o dia internacional da mulher, uma data significativa para a luta das mulheres (e, para não fazer o texto maior do que o necessário, vocês podem ler um pouco sobre a data aqui).



Pensando nisso, Michelle, do Feminist Horror (e do Leia Mulheres, e de tantos lugares e tantos projetos maravilhosos), Niia, do 101 Horror Movies e eu, pensamos em nos lançar um desafio: assistir somente filmes de terror feitos por mulheres. É um desafio que fazemos com frequência, na verdade, e acaba sendo tão gratificando que a palavra "desafio" perde o sentido. Porém, aproveitando março (e eu me aproveitando do Todo dia um filme de terror), achamos que seria divertido compartilhar essa experiência com os outros, chamar mais gente para participar, ver quem mais gostaria de conhecer um pouco mais do cinema de horror feito por mulheres.

E ideia é simples: assistir aos filmes de terror dirigidos por mulheres e compartilhar essas experiências. Pode ser através de textos, de imagens, o que acharem melhor. E, claro, conhecer esses trabalhos. Através da hashtag #MulheresnoTerror2019, vocês podem nos ajudar a compartilhar essas experiências.
No meu caso, farei uma postagem fixa e farei breves comentários sobre os filmes todos os dias, conforme for assistindo.

Importante dizer que esse nosso esforço é diário. Nós sempre batemos na tecla de dar espaço para as mulheres no terror. Esse site nasceu para isso. A ideia inicial era fazer isso em outubro, mas estava muito longe, e resolvemos fazer em março para aproveitar o debate sim. Mas é necessário continuar lutando todos os dias.

O terror feito por mulheres tem, cada dia mais, conquistado espaço. É importante que, depois de conquistado, consigamos manter e apoiar essas mulheres.
Nós sempre estivemos aqui, e esse lugar sempre foi nosso. Podem até se esquecer disso, mas a gente sempre vai voltar.

A Michelle tem um tumblr, Mulher no Terror, com vários filmes dirigidos por mulheres.
Fiz uma lista também com os filmes dirigidos por mulheres: aqui.

Compartilhe com a gente o que vocês tem visto. ;)

Jéssica Reinaldo

Jéssica Reinaldo

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler acompanhada de um café quentinho. Siga nas redes: Twitter | Facebook | Instagram

Um comentário:

  1. Obrigado por essa lista, amei muito e admiro demais seu trabalho aqui ♡ Feliz de conhecer seu portal :B

    ResponderExcluir

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!

Instagram