Porém Bruxa, de Carol Chiovatto


Eu tenho um grande amor por ficção infanto juvenil e jovem adulta, que sejam descontraídos e que saibam construir tensões a partir de convenções de gêneros e estilos que estamos acostumados, mas que também conseguem subvertê-las tão bem, exatamente porque as conhecem. Atualmente, no Brasil, tem se produzido uma série dessas histórias. Autores como Felipe Castilho, Eric Novello e Jim Anotsu tem feito um trabalho interessantíssimo dentro da ficção especulativa, com histórias muito bem encaminhadas e deliciosas de ler. 
E, nessa mesma lista (que eu só citei três autores que admiro muito, porque se não a lista ficaria enorme), temos a Carol Chiovatto. Já tinha lido outros contos da Carol, como o conto dela que está na Antologia Dark, da DarkSide Books, e o conto A Última Feiticeira de Florença, disponível em ebook e lançado pela Editora Draco; e também a acompanho nas redes sociais. Carol pesquisa bruxaria e seus trabalhos tem, notavelmente, influências dessa pesquisa. Elementos muito bem utilizados, construções muito acertadas e muito naturais na narrativa da Carol.

Sobre o livro

Em Porém Bruxa, livro lançado pela editora AVEC, conhecemos Ísis, uma bruxa monitora da cidade de São Paulo. Seu trabalho é ficar vigilante para qualquer acontecimento sobrenatural, e agir quando tiver que agir. Certo dia, quando três casos de repente caem no seu colo, Ísis precisa se desdobrar para compreender o que as pistas estão tentando dizer para ela. No meio disso tudo, conhecemos amigos de Ísis, seu Corregedor, um pouquinho mais da hierarquia dos bruxos da Terra e uma série de mistérios. 

Porém Bruxa é um livro divertidíssimo. Eu passei meu domingo inteiro na companhia dele e não me arrependi — meu único arrependimento é que ele acabou mais rápido do que deveria. Mas, para nossa alegria, teremos uma continuação. 

O livro tem momentos incríveis, gostosos de ler, Ísis é uma personagem interessante de acompanhar e todos os personagens secundários são excelentes. As construções, os diálogos, as situações, fazem com que Porém Bruxa seja aquele livro perfeito para uma tarde agradável. Além disso, sem muito esforço e de uma forma muito orgânica, Carol consegue encaixar uma diversidade incrível entre seus personagens, com personalidades muito atraentes e, bem, você sente vontade de fazer parte daquele grupo de amigos.  


O que Carol constrói em Porém Bruxa é algo que muitos dizem. de forma muito errônea, não existir: uma narrativa fantástica com cenários e elementos que conhecemos tão bem, um pouquinho das várias porções do que forma o que pode ser considerado como cultura brasileira. O sincretismo religioso, a violência numa grande metrópole como São Paulo, até mesmo a falta de responsabilidade governamental para com a sociedade, gírias, formas de diálogo, conversas entre amigos e sentimentos tão naturais para nós, são coisas que estão bem visíveis no livro, e tudo isso dentro de uma narrativa divertida e diversa. 

No fim, o que queremos mesmo é passar mais um tempo com Ísis, saber o que ela está fazendo, se São Paulo está em perigo e se mais algum mal vai acontecer de repente, como está Victor, o Corregedor que dominou nossos corações, como estão os amigos de Ísis. Carol construiu personagens que nos importamos e queremos bem mesmo quando a história acaba. 

Porém Bruxa foi um livro encantador e fiquei extremamente feliz por tê-lo lido. Aguardo ansiosa a continuação e tudo que vier da Carol. 

Compre o livro

O livro está disponível no Kindle Unlimited, mas pode ser comprado também nos links abaixo:

*Até a publicação deste texto, o site da editora estava em manutenção. Quando retornar, o link será atualizado. Acompanhem a editora nas redes sociais: twitter 
Jéssica Reinaldo

Jéssica Reinaldo

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler acompanhada de um café quentinho. Siga nas redes: Twitter | Facebook | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!

Instagram