Romance Siciliano, de Ann Radcliffe



O romance de horror gótico é uma ficção que, de acordo com grande parte dos teóricos, iniciou em 1764 com a publicação de O Castelo de Otranto, de Horace Walpole, considerada o marco zero do gênero. Algumas características são bem comuns nessas narrativas: castelos antigos, romances impossíveis, um vilão que odeia a figura heroica da história e faz tudo para que não tenha felicidade alguma, e algumas fugas por florestas e montanhas aterrorizantes.


Um dos grandes nomes representantes do gênero foi Ann Radcliffe, Mais conhecida por Os Mistérios de Udolpho, Radcliffe teve uma obra recentemente publicada pelo serviço de box do clube de assinatura da Novo Século, a Escotilha NS. O livro escolhido para o mês de fevereiro foi Romance Siciliano, com tradução de Sofia Soter, e resolvi falar um pouco mais sobre ele.

Sobre o livro:

Romance Siciliano conta a história das de Julia e Emilia, filhas de um marquês bastante displicente como pai, que se casou com uma mulher vaidosa logo após a morte da mãe das garotas. As duas viveram isoladas no castelo da família, mas, certo dia, para o aniversário do filho do marquês e irmão das garotas, Ferdinand, uma comitiva chega até o castelo. E, nesse momento, Julia conhece Hipolito, e ambos se apaixonam. Hipolito, entretanto, tinha atraído as graças da marquesa. Então, quando a marquesa percebe as trocas de olhares entre os dois jovens, arma um plano para que Julia seja cortejada pelo Duque de Luovo.

A história toda é centrada na fuga de Julia e em tudo que ela faz para conseguir escapar do destino horrível que seu pai armou para ela, com suas tentativas de escapar, as vezes em que quase foi pega, as pessoas em quem confiou e que a ajudaram a fugir. O livro é, afinal, uma história de amor e revolta contra essa presença horrível de seu pai.



Em meio a tantas reviravoltas e cenários assombrosos da Sicília, encontramos uma personagem forte e carismática no final do século XVIII. Podemos afirmar até que Julia é um pouco diferente de algumas das mais conhecidas personagens do período. Julia tem garra e, em todas as possibilidades de fuga, Julia consegue fugir, não abaixando sua cabeça para as situações que lhe afligem. Apesar de compartilhar algumas das características com as personagens comuns desse período, que configuravam no tropo de dama em perigo, Julia se afasta dessa ideia ao se salvar e acabar salvando grande parte dos personagens da narrativa. É Julia que motiva as histórias, e as vezes em que está em perigo, em grande parte, ela ajuda a se salvar. Sua primeira fuga, inclusive, é ela mesma quem realiza, sobrevivendo sozinha.

Outro ponto interessante de se notar é que por vários momentos o amor é citado durante a narrativa como motivador do casamento entre outros personagens, o que torna interessante e quebra, talvez, um pouco a ideia de que somente casamentos forçados prevaleciam, mas sem deixar de demonstrar que essa era uma realidade principalmente entre as classe que desejavam ascender socialmente. Um equilíbrio perceptível é que em Romance Siciliano encontramos personagens amorosos e severos com a mesma força, assim como personagens racionais e aventureiros, e é um romance que surpreende a forma como percebemos algumas personagens de suas femininas. Seus personagens heróis são carismáticos e interessantes, e seus vilões são realmente personagens horríveis, mas com motivações e personalidade.

Radcliffe nos apresenta uma narrativa interessante, fluida e rápida, que nos dá um mix de emoções em acompanhar todo o trajeto de Julia, entre altos e baixos e desmaios e horrores, em que ela utiliza de sua força e de sua sorte para escapar de alguns destinos horríveis, pois não somente o casamento aparece como uma pedra em seu caminho.

Por enquanto o livro não está disponível para compra sozinho, mas acompanhem as redes sociais da Escotilha NS, site, instagram e twitter, para ficar de olho nas promoções, sorteios e novidades.
Desde a última caixa, inclusive, colaboro com as revistas que vem junto das caixas com um texto bimestral, e com um texto no medium do clube que pode ser acessado aqui.

Compre os livros:

Mistérios de Udolpho: Vol 01 Edição Física | Volume 02 Edição Física

Jéssica Reinaldo

Jéssica Reinaldo

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler acompanhada de um café quentinho. Siga nas redes: Twitter | Facebook | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!

Instagram