Dica de leitura: Floresta dos medos, de Emily Carroll.


A graphic novel Floresta dos Medos, de Emily Carroll, lançada pela DarkSide Books com a tradução de Bruna Miranda, é uma obra daquelas de ler de uma vez, antes de dormir, com a luz fraca.
Claro, isso não é uma regra, mas deixa tudo mais especial.


E se eu esticasse o braço, e alguma coisa, esperando por lá, me agarrasse e me puxasse para baixo, para dentro da escuridão?

Emily Carroll faz um trabalho fantástico nessa que é sua obra de estreia, premiado em 2015 por vários prêmios dedicados aos quadrinhos, como o Eisner. O subtítulo de "histórias assombrosas" é bastante eficaz para preparar o leitor sobre o que o aguarda.
O livro tem 5 histórias curtas, ricamente ilustradas, com uma introdução e uma conclusão que são tão intrigantes e assombrosas quanto as histórias em si.

As histórias são diversas: desde um pai que sai, e deixa a recomendação de que suas filhas vão até a casa do vizinho caso ele não volte, até uma garota que se vê confrontada pela existência de sua cunhada, Emily Carroll utiliza elementos de horror e situações que poderiam ter saído de qualquer conto de fadas clássico: a ausência do pai; o marido com um passado sombrio, tal qual Barba Azul; intriga entre irmãos; uma amiga assombrada; algo estranho morando em cavernas; o medo do escuro; o medo do que vive na floresta. Elementos que poderiam ser vistos em qualquer história clássica de terror, e que são muito bem utilizados pela autora.
Há um contraste interessante entre os sentimentos tratados nas histórias, que podem ser maldosas e cruas por um lado, mas com sentimentos de carinho e cuidado em outros momentos. Inveja, ciúme, ódio e medo, mas escritos de forma muito delicada e cuidadosa. Há no livro pelo menos uma história que irá te causar emoções (ou todas, como foi meu caso).

A arte da graphic novel é outro ponto de destaque: o vermelho, o preto e o branco são abundantes, com toques fortes de amarelo, azul e laranja, dão um clima ainda mais tenso para as histórias que Emily narra.



Uma graphic novel incrível, interessante, aterrorizante, sensível e comovente, tudo ao mesmo tempo.
Se você é um fã de histórias de horror, contos de fadas macabros e sinistros, lindíssimas ilustrações e um ótimo trabalho de narrativa, eu recomendo esse livro sem pensar duas vezes.

O livro pode ser comprado nos seguintes links: Amazon | Loja DarkSide

Dica Extra:

Se você gosta da temática, pode gostar dos filmes The Company of the Wolves, de 1984, dirigido por Neil Jordan com roteiro de Angela Carter; e do filme Tale of Tales, de 2015, com direção de Matteo Garrone. Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o tema terror e contos de fadas, escrevi um texto com algumas indicações: Os contos de fadas e o terror.

Jéssica Reinaldo

Jéssica Reinaldo

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler acompanhada de um café quentinho. Siga nas redes: Twitter | Facebook | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!

Instagram