Projetos de terror (e afins) para apoiar no catarse (mês de fevereiro/março)



Apoiar projetos no catarse é algo que gosto muito de fazer. Já descobri e conheci coisas muito legais lá, e algumas pessoas me pediram para avisar quando descobrisse esses projetos.
Pensando nisso, então, resolvi fazer uma postagem breve dos projetos com temática de horror (e subgêneros e categorias semelhantes) indicando algumas coisas que encontrei. Será uma postagem a cada dois meses, que vou atualizando conforme outros projetos apareçam. A primeira postagem é de fevereiro/março.


Nota: a maior parte das vezes eu não conheço o projeto além do que está posto na descrição do Catarse, se tratando somente de sugestões. Caso tenha alguma reclamação, dúvida, opinião ou dica, pode entrar em contato comigo pela caixa de contato do blog, ou pelos comentários dessa postagem.
Para ir até a página do projeto no catarse é só clicar no nome do projeto.

A Máscara da Morte Rubra e Outros Contos de Poe 

A Máscara da Morte Rubra é um dos mais conhecidos contos do Poe, rendendo uma série de referências e filmes a partir de sua história. O projeto é ilustrado por Dino Battaglia (1923-1983), grande ilustrador italiano que possui um estilo bastante próprio. Um projeto da Figura Editora.
Trecho do projeto: “A Máscara da Morte Rubra e Outros Contos de Poe é a síntese perfeita do universo visual do artista veneziano. Dono de um estilo sombrio, dominado por uma atmosfera carregada de jogos de claro-escuro, com texturas e composições de páginas arrojadas, Battaglia foi o artista perfeito para dar uma nova interpretação ao mundo fantástico e assombroso de Edgar Allan Poe, autor fundamental da literatura universal.”



Machado de Assis: Caçador de Monstros Vol. 2

Gosto muito dessas histórias que buscam reunir vários personagens de obras canônicas (ou obras de um mesmo tema mas de universos diferentes) em uma única história (como o caso de Liga Extraordinária, do Alan Moore, ou do nacional A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, de Eneias Tavares). Li o primeiro volume, comprado na CCXP de 2017, e foi uma surpresa ótima.
Trecho do projeto: “Neste segundo volume, temos o jovem escritor Machado de Assis ao lado de seus personagens literários (Brás Cubas, Dr. Simão Bacamarte, entre outros) desta vez enfrentando o médico e o monstro pelas ruas do Rio Antigo!”



Nas Profundezas da Loucura 

Lovecraft é, sem dúvida, um figura muito utilizada como influência no terror. Apesar de todos os problemas, algumas de suas criações são modelos para obras que vieram em seguida. É um projeto da Editora Skript.
Trecho do projeto: “O quadrinho - de terror físico e psicológico - retratará os últimos dias da terra que conhecemos, o evento que causou o despertar dos Antigos e a jornada de Alice e seu irmão, sete anos após todo o ocorrido.”



A Testemunha

Baseado no conto Dagon, de H.P. Lovecraft. serve como prelúdio para o Nas Profundezas da Loucura (projeto anterior), ou pode ser lido como volume único também. Outro projeto da Editora Skript.
Trecho do projeto: “Embora seja uma história independente - com início, meio e fim - a HQ também servirá como um prelúdio para O DESPERTAR DA LOUCURA, apresentando a história da cidade perdida de R’lyeh e suas edificações; o adormecer e despertar de Cthulhu; além dos dias que antecipam o início do mundo pós-apocalíptico narrado em O DESPERTAR, sempre fazendo citações diretas e adaptações do conto original.”



A Necromante

Mais um projeto da Editora Skript, dessa vez a partir de um texto bíblico, baseado no livro 2 de Samuel, capítulo 28, com artes de um dos grandes nomes dos quadrinhos nacionais de terror, Marcel Bartholo (dos projetos Lama e Carniça).
Trecho do projeto: "Em uma adaptação fiel ao texto bíblico, esta obra retratará os últimos dias de Rei Saul e o seu encontro com a necromante de En-Dor."



Caim: Um mistério - de Lord Byron

Lord Byron, figura icônica e sempre presente na tradição gótica e na literatura inglesa, tem poucos trabalhos traduzidos e disponíveis no português. Projeto da Editora do Sebo Clepsidra.
Trecho do projeto: "Caim é a obra mais polêmica da carreira do autor, e sua tradução em português pelo advogado Antônio Franco da Costa Meirelles data de 1870, mas só foi publicada postumamente em 1889. Desde então, ela nunca havia sido reeditada"



Duologia Eu Vejo Kate

Lançamento do segundo volume de Eu Vejo Kate, com possibilidade de compra do primeiro volume também, da autora Cláudia Lemes.
Trecho do projeto: "O financiamento coletivo da duologia Eu Vejo Kate é um projeto independente para viabilizar a republicação de um livro que foi sucesso de público e crítica e sua continuação inédita, Eu Vejo Kate vol. 2, que encerra essa duologia feita sob medida para fãs de thrillers e crime scene lovers."


O Segredo das Larvas

A distopia é uma categoria bastante próxima ao terror, e a premissa da história é muito interessante
Trecho do projeto: “Quando foi que você leu, assistiu ou ouviu falar de uma distopia protagonizada por personagens negros? Qual delas faz você pensar sobre questões como a segregação racial, embranquecimento ou colorismo?
E se você tivesse a chance de ler um livro de ficção nacional que aborda as problemáticas racistas e sexistas da nossa sociedade de forma menos arbitrária e mais estratégica? Bem vindxs ao segredo das larvas…”



Quarto 502 

(4 dias restantes para contando a partir da data de publicação desse texto)
Terror baseado em eventos reais, escrito por uma mulher.
Trecho do projeto: “O livro “Quarto 502” nasceu com base nos reais acontecimentos e nas lendas locais do sanatório localizado em Louisville, Kentucky, nos Estados Unidos. O local foi construído em 1910 para tratar pacientes vítimas da tuberculose, que na época ficou popularmente conhecida como a “morte branca”. Desconhecendo um eficaz tratamento para a doença, a intervenção terapêutica consistia basicamente em isolar o paciente e lhe oferecer bastante ar puro, razão pela qual o sanatório foi construído no alto de uma colina bem arborizada.”



Contatos Imediados 

(9 dias restantes para contando a partir da data de publicação desse texto)
Tem medo de alienígenas, coisas estranhas no céu, Arquivo X e todo esse universo de coisas estranhas e maravilhosas? Talvez seja legal dar uma olhada nesse projeto.
Trecho do projeto: “A antologia “Contatos Imediatos” é uma coletânea de contos organizada por Janaina Storfe. O livro tem como temática encontros, avistamentos e abduções extraterrestres, e os contos foram selecionados através de um concurso literário. O objetivo da obra é dar mais espaço para escritores no mercado literário nacional, divulgando novos autores e consolidando autores já publicados.”



Jéssica Reinaldo

Jéssica Reinaldo

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler acompanhada de um café quentinho. Siga nas redes: Twitter | Facebook | Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!

Instagram