Indicações de leituras sobre o gênero de terror

Trilogy of Terror, 1975
Trilogy of Terror, 1975

Sempre me perguntam se tenho alguma bibliografia para recomendar sobre teoria e terror. Gostaria de poder apontar uma extensa bibliografia, como quando se pergunta sobre história, filosofia ou questões mais gerais. Infelizmente o terror é uma questão um pouco específica, e pode ficar ainda mais específica dependendo do que te interessa.

A pesquisa em terror não é uma novidade. Mesmo que sejamos poucos, a quantidade de material para se pesquisar é vasta, em diversas áreas. Você pode estudar terror no cinema, nos quadrinhos, ou na literatura, que foi meu caso. Pode estudar a estética, pode estudar como o gênero é recebido, a comunidade de fãs. A metodologia pode variar bastante, e vai depender quais os seus objetivos.

Porém, de forma não acadêmica, posso recomendar algumas leituras pra se aventurar um pouco. Tentarei atualizar a lista conforme for descobrindo novas opções.
Muita coisa não foi traduzida ainda, muita coisa é bem cara, mas talvez dê pra encontrar em alguns outros lugares.

Dança Macabra, Stephen King.

Traduzido por Louisa Ibañez, lançado no Brasil pela Suma, Dança Macabra é um livro fascinante que dá um panorama importante sobre a história do terror na literatura, no cinema, no rádio, nos quadrinhos, em todo lugar. Me ajudou muito quando comecei a pensar sobre o gênero, e ainda hoje o considero um dos meus livros de cabeceira. Considero um ótimo começo. Infelizmente o livro é bastante antigo, do final de 1980, então muita coisa lançada após isso ficou de fora. Ainda sim, vale a leitura, principalmente por dar uma perspectiva geral sobre o assunto de quem é do ramo.

Livros organizados pela Editora Estronho

Outra opção são alguns livros que a Editora Estronho lançou. São coletâneas sobre os temas propostos, com artigos sobre os filmes, sobre o gênero.



Sobre vampiros e lobisomens

Como escrevi sobre vampiros durante a pesquisa da monografia, acabei pesquisando mais sobre eles, e sobre lobisomens também, já que é comum associar uma figura à outra. Então, sobre essas criaturas, eu tenho algumas coisas mais específicas:

  • O livro dos Lobisomens - escrito no século XIX por Sabine Baring-Gould é um trabalho interessante sobre essas criaturas e a visão que se tinha delas. Conta com um prefácio atual, que liga o antigo mito ao contemporâneo (e nacional).
  • O Vampiro antes de Drácula - reúne uma série de contos sobre vampiros que vieram antes da figura icônica criada por Bram Stoker. Um trabalho interessante de Martha Argel e Humberto Moura Neto, conta com uma breve contextualização sobre os contos e os autores, além de um prefácio interessante sobre a construção do mito do vampiro.
  • História dos Vampiros - Claude Lecouteux é um escritor com uma quantidade interessante de escritos sobre criaturas e situações sobrenaturais. No Brasil, a Editora UNESP lançou esse livro, que fala das diversas origens de vampiros ao redor do mundo, suas diferenças, etc.


Sobre o Medo

O Sobre o Medo é um blog que reúne uma série de artigos acadêmicos sobre literatura de horror, principalmente produzidos pelos alunos da UFRJ, que mantém núcleos interessantes voltados para esse objetivo. É um blog muito interessante, mais acadêmico que as indicações anteriores, mas ainda sim é interessante observar as possibilidades de leituras de textos, com interpretações e formas diferentes.

Terror e mulheres

Atualmente, e desde o final da monografia, minha pesquisa é principalmente focada na representação feminina nos filmes de terror, bem como sua produção no gênero. Autoras, produtoras, atrizes, seus papéis na indústria do terror, tanto na literatura quanto no cinema, são meu tema principal. Pra isso, eu utilizo alguns textos sobre o assunto, e vou deixar uma lista com os mais importantes. Eles são caros (muito) mas podem ser encontrados em alguns outros lugares mais acessíveis.



Pesquisa e pesquisa e pesquisa

Essa dica é muito óbvia, eu sei disso, mas também é muito importante. Utilize o Google Acadêmico e Amazon para procurar livros e artigos relacionados ao tema. Google Acadêmico é ótimo pra todo tipo de pesquisa, mas também é de uma vertente mais acadêmica, enquanto a amazon é a amazon. Se você lê em inglês, procure por alguns temas que você se interessa.

Alguns exemplos:


Filosofia do Horror ou Paradoxos do Coração

Esse livro é um mito, ele existe mas não existe. Assim como Dança Macabra, citado no início desse texto, eu o utilizo em grande parte dos meus textos e foi com ele que aprendi a maior parte da minha pesquisa. Escrito por Noel Carroll, é um dos livros mais importantes (pra mim e outros pesquisadores), mas infelizmente ele está esgotadíssimo em todos os cantos.

Existem só dois exemplares na Estante Virtual. Lançada pela antiga editora Papirus, aguardo ansiosamente que alguma editora faça minha vida mais simples e publique esse livro novamente (pois estou me virando com um xerox gasto, velho, rabiscado e marcado de todas as cores possíveis).






Jéssica Reinaldo

Jéssica Reinaldo

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler acompanhada de um café quentinho. Siga nas redes: Twitter | Facebook | Instagram

2 comentários:

  1. Ótima lista!
    Gostei da lembrança das publicações do Estronho. No momento, estou lendo um estudo sobre casas assombradas e que está interessante até agora: "American Nightmares: The Haunted House Formula in American Popular Fiction", de Dale Bailey.

    Marcelo Augusto Galvão
    http://galvanizado.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto bastante da Estronho! adoraria ver mais publicações dessas atuais. Eu adorei esse estudo, estava numa busca por casas assombradas no meio do ano passado (a Shirley Jackson teve esse efeito em mim hahaha) Vou procurar o livro depois e atualizar na lista!

      Excluir

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!

Instagram