Artistas com obras de terror na CCXP 2018




A Comic Con Experience (CCXP), conhecida como uma das maiores comic cons do mundo, é um evento enorme que reúne uma quantidade assustadora de fãs de cultura pop. O evento acontece em São Paulo desde 2014. Este ano, o evento se passa entre os dias 06 e 09 de dezembro, no São Paulo Expô.



É um evento com uma série de programações interessantes, para todos os gostos, com painéis, novidades e lojas incríveis. Uma das melhores áreas (na minha humilde opinião), é a Artist's Alley, que este ano reunirá 540 artistas, em 352 mesas, o que possibilita uma aproximação de fãs e artistas, além da compra direta dos produtos com quem os desenvolve, com possibilidade de autógrafos, fotos e etc.

Este ano resolvi fazer uma lista de alguns artistas que trabalham com o terror e que estarão na CCXP para que, quem vai ao evento, tenha um norte. O bacana da AA é que dê para passar em todas as messas, mas algumas pessoas preferem listas, então, pra facilitar o trabalho de quem gosta de um terrorzinho, separei algumas mesas bacanas.

Dentre os lançamentos do gênero para ficar de olho, recomendo principalmente:
Revista Sinistra, que já se encontra em pré venda e contém uma série de quadrinhos e artigos sobre terror (inclusive tem um meu);
Gibi de Menininha, que eu fiz uma resenha e vocês podem ler AQUI. Reúne trabalho de 13 mulheres, em 6 historietas de terror e putaria;
Delirium Tremens, da Editora Draco, com histórias baseadas e que homenageiam o trabalho de Edgar Allan Poe.
Teatro do Pavor, antologia de terror da Editora Skript, em campanha no catarse (mas que pode ser retirado nas mesas dos autores que participam da coletânea e estão na CCXP) - confiram no link: Teatro do Pavor

Confiram também: Todas as mulheres que estarão na Artist's Alley.


Observações sobre a lista de quadrinistas de terror: A lista contém artistas que trabalham, principalmente, com terror - ou com os elementos do gênero de terror; ou, que tenham algum lançamento sobre terror este ano.
Todas as informações foram retiradas das páginas dos artistas no próprio site da CCXP.
Caso você conheça algum artista que não está listado, é só entrar em contato comigo.


A15 - Kaol Porfírio

Kaol é ilustradora, desenvolvedora de jogos, designer de estampas e criadora do projeto Fight Like a Girl, série de ilustrações que reúnem personagens e personalidades femininas importantes para a cultura pop e para o mundo. Na CCXP 2018 estará lançando, em conjunto com outros artistas, a antologia "Teatro do Pavor", pela Editora Skript.

A16 - André Meister e Alice Monstrinho

André Meister: Com suas influências em mangás e concept arts com temas e elementos de terror, André Meister trabalha hoje principalmente com RPG, e seu trabalho mais recente é a vitrine do Nerdcast de RPG Call of Cthulhu.
Alice Monstrinho: Formada em Design de Jogos e cursando mestrado em Ciências da Linguagem com projeto sobre quadrinhos de terror, Alice criou o artbook para colorir “Radioactive”, e é autora de Bad Omen, quadrinho sobre lobisomens de terror/fantasia urbana. Também lançará nessa edição as coletâneas “Super Contos da Ilha” e “Teatro do Pavor”.

A25 - Ikarow 

Quadrinista independente de Brasília, trabalha bastante com folclore e com elementos lovecraftianos, como a obra "Rio Negro". Em 2018, Ikarow lançará o quadrinho "O Monstro".

A27 - Daniel Sousa 

Daniel é quadrinista e roteirista. Lançou na FIQ de 2018 o quadrinho Entrespaço, e é autor da recente produção Bar do Pântano, em parceria com Felipe Tazzo, que esteve em financiamento coletivo pelo Catarse, primeiro quadrinho de uma série de histórias situadas no Inferno, como aquele que foi descrito por Dante.

A32-33 - Raphael Fernandes e Daniel Canedo

Raphael Fernandes: é roteirista e editor. Como roteirista, entre seus trabalhos, estão “Ditadura no Ar”, além da série Apagão. Dentre suas edições, trabalhou em obras de terror da Editora Draco como “Rei de Amarelo”, “Despertar de Cthulhu” e “Demônios da Goetia”, e estará lançando a coletânea “Delirium Tremens”, com histórias baseadas na obra de Edgar Allan Poe.
Daniel Canedo: é ilustrador e ilustrou quadrinhos para a Draco como “A Teia Escarlate” e “Demônios da Goetia”, além das capas de “Cangaço Overdrive” e do quadrinho que será lançado pela editora este ano no evento, baseada na obra de Edgar Allan Poe, “Delirium Tremens”.

A37 - Alcimar Frazão 

Formado em Artes Visuais, é quadrinista, ilustrador, e faz parte do coletivo BIMBO Groovy. Publicou “Me & Devil”, que foi reeditada em versão deluxe pela Mino, participou da coletânea “Ronda Noturna”, premiada com o ProAC HQ do Estado de São Paulo e foi lançada pela Zarabatana Books; e é autor do álbum Cadafalso, lançado este ano pela Editora Mino. 

B30 - Camila Torrano e Hector Lima

Camila Torrano: quadrinista, ilustradora e concept artist de video games, faz parte da Organização Fictícia. Lançou a HQ “A Travessia” e fez parte de coletâneas como SPAM, pela Zarabatana Books. Trabalhou na capa do Gibi de Menininha e participa da Revista Sinistra, além de estar com uma série de prints com a temática do terror no evento.
Hector Lima: Roteirista e tradutor, seus trabalhos incluem: “Necronauta 2”, de Danilo Beyruth; “Sabor Brasilis”, com Pablo Casado, arte de Felipe Cunha e George Schall; “A Ameaça do Barão Macaco”, com arte de Milton e Felipe Sobreiro; “Mulherhomem”, com arte de Anderson Nascimento e PriWi; além de traduzir alguns quadrinhos para Panini, como a série Providence, de Alan Moore e Jacen Burrows; e é editor da Revista Sinistra. Tem roteiros nas coletâneas Frankenstein 200 e Jesus 9 From Outter Space (lançamentos futuros).

Ilustração de Camila Torrano


B31 - Talles Rodrigues e Pablo Casado

Talles Rodrigues: quadrinista e ilustrador, produziu as obras “Cortabundas - O Maníaco do José Walter”, “O Clube dos Monstros dos Bairros Distantes”, “7 Hábitos dos Assassinos Altamente Eficazes”, o webcomic “Barafunda” e a série “Mayara & Annabelle”, e também participa da Revista Sinistra;
Pablo Casado: é roteirista. Entre seus trabalhos estão “Sabor Brasilis”, com Hector Lima; e “Mayara e Annabelle”, com desenhos de Talles Rodrigues. Também participa da Revista Sinistra.

B34 - Ronilson Freire 

Tem importantes trabalhos em empresas internacionais, como os quadrinhos Green Hornet, The Avenger e Vampirella e é desenhista do quadrinho “Wolfenstein”, baseado no jogo de PS4 de mesmo nome. Atualmente trabalha nas graphic novels “The Black Water Society” e “Coveiro Maldito”.

B37 - Breno Macedo 

Ilustrador e professor de pintura, lançou o livro ilustrado baseado em “Os Gatos de Ulthar”, de H.P. Lovecraft e o quadrinho autoral Senbazuru.

C01 - Julia Bax 

Julia é quadrinista. Trabalhou por um tempo para o mercado americano de quadrinhos, ilustrou livros e revistas no Brasil, e atualmente trabalha com arte 2D para jogos de celular e três publicações independentes: Remy, Quina e Nina e Tomas.

Ilustração Nina e Tomas, de Julia Bax

C02 - Davi Calil 

É quadrinista, autor, pintor e professor de pintura, já trabalhou em revistas e jornais e com algumas animações, como Historietas Assombradas, e é um dos fundadores do selo Dead Hamster. Lançou um quadrinho autoral chamado Uma Noite em L' Enfer, onde utiliza alguns cenários como o teatro do Grand Guignol como inspiração. O quadrinho, lançado em 2016, esgotou, porém entrou em relançamento pelo catarse. Além disso, é autor de Surubotron, Quaisqualigundum (em parceria com Roger Cruz) e sua webcomic Kung Fu Ganja.

C26 - Dharilya 

Dharilya é quadrinista desde 2014, sua primeira história foi “Entre Monstros e Deuses”, publicada na coletânea Henshin, pela JBC. Publicou também “A Lojinha Mágica de Medos” e “Candy Machine”. Dharilya faz quadrinhos fofos, mas com elementos de horror psicológico e suspense.

Ilustração Dharilya


E18 - Abel e Eduardo Kasse

Abel: Graduado em Artes Plásticas, publicou em 2016, junto com Raphael Fernandes, o quadrinho Ditadura no Ar. É autor também da minissérie Necromorfus.
Eduardo Kasse: Autor da série Tempos de Sangue, com a temática de vampiros, e roteirizou o quadrinho “A Teia Escarlate”, junto com Raphael Fernandes, com desenhos de Clayton InLoco e Daniel Canedo. Eduardo já participou das coletâneas  "Excalibur: histórias de reis, magos e távolas redondas"; "Magos: histórias de feiticeiros e mestres do oculto"; "Medieval: contos de uma era fantástica". Também é autor do livro “Vikings”, e do quadrinho “Vikings: Noite em Valhala” ilustrado por Carlos Sekko, que será lançado na CCXP 2018.

F20 - André Balaio 

É roteirista de quadrinhos, escritor e editor do site O Recife Assombrado (orecifeassombrado.com), que resgata o imaginário de lendas e assombrações de Pernambuco. É autor dos títulos “A Rasteira da Perna Cabeluda”, “Malassombro”, “A Maldição Circular” e de “Algumas Assombrações do Recife Velho”, adaptação do livro “Assombrações do Recife Velho” de Gilberto Freyre para quadrinhos. Colaborou no roteiro do longa-metragem “Recife Assombrado”, que será lançado em 2019. Também publicou este ano o título "Quebranto", com 13 contos de literatura fantástica.

F40 - Larissa Palmieri

Roteirista, suas obras transitam entre vários gêneros: terror, ficção científica, ação, suspense e drama. Esteve nas coletâneas “Space Opera em Quadrinhos” e “Periferia Cyberpunk”; é roteirista do quadrinho “Hacking Wave”, financiado pelo Catarse. Este ano  participa de “Delirium Tremens”, coletânea de histórias baseadas na obra de Edgar Allan Poe, da Editora Draco, e na Revista Sinistra, além de outros lançamentos.

Motel Versailles - roteiro de Larissa Palmieri e ilustrações de Magenta King (Revista Sinistra)


F42 - Alex Rodrigues e Daniel Esteves

Alex Rodrigues: Alex atua há mais de 10 anos como ilustrador, e participou dos títulos "Por Mais Um Dia com Zapata", "Bichos", "Pelota", "Nanquim Descartável", "São Paulo dos Mortos Vol. 1, 2 e 3" e o Livro MDM 1 e 2, além de vários outros projetos.
Daniel Esteves: Roteirista, editor do selo independente Zapata Edições, editou e escreveu diversos quadrinhos, dentre eles "Por mais um dia com Zapata", "KM Blues", "São Paulo dos Mortos" 01 a 03, "Nanquim Descartável" 01 a 04, "Bichos", "O Louco a Caixa e o Homem", "147", "3 tiros e 2 otários", "Pelota" 01 e 02 e muitos outros. Para a Editora Nemo, escreveu as publicações "A luta contra Canudos", "Herança Africana no Brasil" e "As Aventuras do Capitão Nemo", e outras.

G11 - João Gabriel

João Gabriel é ilustrador e quadrinista. Fez trabalhos para o mercado editorial e para grandes marcas. Em 2017 lançou a webcomic "Definhar", que terá uma versão impressa na CCXP. Seu outro lançamento é um terror psicológico chamado "Nobre/Lobo", que se passa em São Paulo, sobre dois detetives que investigam o desaparecimento de crianças. O quadrinho é uma co-criação com o roteirista Gustavo Tertoleone e recebeu o incentivo do ProAC-SP, sendo lançado pela editora SESI-SP.

G14 - Roberta Cirne 

Roberta em um site de terror, quadrinhos e literatura, chamado Sombras de Recife, onde trabalha com o terror e o assombro na cidade de Recife. É autora do quadrinho “Sombras do Recife”, além de também ter participado do Gibi de Menininha.

G15 - Germana Viana

Quadrinista, autora de “Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço”, “As Empoderadas”, “O Verão do Papa-Angu”, e desenhista de “POV - Point of View”, é a organizadora do Gibi de Menininha, que reúne 13 quadrinistas mulheres em 6 historietas de terror e putaria.

G16 - Ju Loyola

Ju Loyola é ilustradora. Atualmente faz quadrinhos em forma de Narrativa Visual, ou histórias mudas. É autora do quadrinho “The Witch Who Loved”, e lançará o segundo volume nessa edição da CCXP. Além disso, é autora dos quadrinhos “Perdida na Floresta”, “The Imagination”, “The Last Warrior”, “Maria & Cia – Aventura das Estrelas”. (Agradecimentos Delirium Nerd pelas informações).

G21 - BRÄO 

É professor de pintura na Quanta Academia de Artes, além de trabalhar para publicidade como diretor de animação. Seus trabalhos tem, principalmente, a temática do horror e do erótico, como “Diva Satânica” e “Cornucópia”, além de seus dois artbooks intitulados “Bad Women”.

G35 - Kiko Garcia 

Publica a série “Catacumba” pelo selo Kikomics, desde a primeira edição da CCXP. Na CCXP 2018, irá lançar o álbum “O Homem da Capa Preta” e a quinta edição de “Catacumba”.

G36 - Airton Marinho e Samuel Sajo

Airton Marinho: Roteirista, teve os seguintes trabalhos publicados pela Editora Draco: "Rei de Amarelo", "Despertar de Cthulhu", "Demônios da Goetia", "Fome dos Mortos", "Despacho", "Periferia Cyberpunk", "Cabra D’Agua: Terra Sitiada", além de trabalhos em outras coletâneas, como "Gibi Quântico" n. 1. Lançou em 2017 "Helldang vol. 01" e lançará "Helldang vol. 02"
Samuel Sajo: quadrinista, trabalhou na revista MAD, escreveu a história “Segredos”, da coletânea “Despacho”, lançada pela Editora Draco, e ilustra o quadrinho “Helldang”, com Airton Marinho.

Capa de Helldang, de Airton Marinho e Samuel Sajo


G37 - Marcel Bartholo e Rodrigo Ramos

Marcel Bartholo: quadrinista, ilustrador e artista plástico, é autor do quadrinho “Insubstituível” e ilustrador do quadrinho “Carniça”, em parceria com Rodrigo Ramos. Este ano lança três trabalhos: “O Santo Sangue”, com roteiro de Laudo Ferreira; uma das histórias da antologia de terror “Teatro do Pavor”, pela editora Skript; e “Lama”, também com roteiro de Rodrigo Ramos.
Rodrigo Ramos: é escritor e roteirista. Autor do livro “Medo de Palhaço”, do conto “Penitências”, presente na coletânea “Narrativas do medo” e do conto “Clarice”, na antologia “Narrativas do Medo 2”; roteirizou o quadrinho “Carniça”, com ilustrações de Marcel Bartholo e também o quadrinho “Lama”, lançamento da CCXP 2018.

G38 - Laudo Ferreira 

Quadrinista, é autor dos títulos "Yeshuah absoluto", "Olimpo Tropical", "Cadernos de Viagem", "Zé do Caixão", "Histórias do Clube da Esquina" e a personagem Tianinha. Este ano lança o quadrinho “O Santo Sangue”, em parceria com Marcel Bartholo.

H03 - Renato Quirino 

É ilustrador e quadrinista. Dentre seus trabalhos estão “Aokigahara”, “Aconteceu com o amigo dum amigo meu”, e o zine “MNC Upgrade”. Roteirizou o quadrinho A Curva do Rio, lançamento da CCXP 2018, com desenhos de Alexandre Tso, que conta com minicontos de terror.

H04 - Alexandre Tso 

Trabalhou em diversas áreas como ilustrador, desde jornais, até livros, estampas de roupas e brinquedos. Entre suas publicações impressas estão os títulos “Inktsober”, “Belezas Perpétuas” e “Marulhos”. Desenhou o quadrinho A Curva do Rio, com roteiro de Renato Quirino, de minicontos de terror, que será lançado na CCXP 2018.

H05 - Leo Finocchi 

Quadrinista e ilustrador 2D, com trabalhos como “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, “A Turma da Mônica”, “Tromba Trem”, “Historietas Assombradas”, entre outros. É autor do quadrinho “Hell No!”, minissérie escrita e desenhada por ele.

H29 - Arais

Trabalha como ilustrador no jornal A Gazeta, do Espírito Santo. Escreveu e desenhou o álbum "A Terrível Elizabeth Dumn Contra os Diabos de Terno".


Jéssica Reinaldo

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler tomando um café quentinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!

Instagram