Como é assistir um filme de terror por dia?

Arte de Chris Labrenz



É uma pergunta que todo mundo tem me feito desde que eu comecei o projeto Todo dia um filme de terror. Então, em comemoração ao dia 100 e ao filme 100, resolvi falar um pouco da experiência até agora, próximos passos, o que eu pretendo fazer com isso e tudo o mais.

Como começou:

Começou na faculdade. Eu não era uma grande fã do horror, apesar de sempre ter gostado de umas coisinhas meio sinistrinhas tipo Família Addams e Tim Burton. Mas o horror/terror nunca foram meus gêneros preferidos. Eu até assistia alguns filmes com amigos, mas nada muito crítico, só via o que tava lá. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar com isso na monografia, que eu fiz sobre as narrativas de vampiros do século XIX (a ideia original era Edgar Allan Poe e Lovecraft, mas acabei mudando por x razões), eu acabei pensando "poxa, conheço pouco do gênero, talvez eu precise conhecer mais". Então, quando meu tema já estava pronto e as pesquisas começaram, eu comecei a perceber uma parte do horror que eu não conhecia: ele era muito mais do que eu poderia imaginar. Camadas, temas subjetivos, narrativa política, manutenção de ordem, e etc.
Desde então eu já tentei o projeto outras vezes, em algumas férias, mas sempre brincando e nunca levando a sério. Em dezembro eu quis criar o Fright Like a Girl, também originado a partir da monografia, que tem um capítulo sobre mulheres nos livros de vampiros do século XIX, e resolvi levar esse projeto a sério dessa vez.

Como eu escolho os filmes:

Já fiz de tudo, desde sorteio até semanas temáticas. Eu também ando por algumas listas, entro em sites de streaming pra ver o que tem no catálogo, e assisto o que me recomendam. Tenho umas 4 listas diferentes de filmes que preciso assistir (desde aqueles "os melhores filmes de terror do mundo/do século/da década" até "os piores filmes de terror")

Filmes de terror não são pesados para assistir um por dia?

Sim e não.

Eu escolho muito bem de acordo de como eu me sinto no dia. As vezes eu realmente não tenho estômago pra um filme que abuse do sofrimento feminino como desenvolvimento de plot, então eu escolho alguma coisa mais leve, algum horror-comedy ou algum filme que eu já vi mas nunca falei sobre. E eu acredito numa definição muito ampla de terror/horror, não faltam filmes pra ver.
Acreditem ou não: a parte pesada mesmo é assistir um filme por dia. Tem dias que você não tá mesmo com vontade de assistir, mas é um projeto que tem me feito muito feliz, no geral.

Por quanto tempo eu pretendo continuar:

Enquanto eu tiver paciência e tiver tempo e tiver saúde. Eu realmente gosto do projeto, tenho visto muita coisa boa e tem sido ótimo pra pesquisar o que eu quero pesquisar (representação feminina em filmes de horror, que é meu ponto principal)

Quais os planos daqui pra frente:

Vou continuar assistindo um filme por dia, com semana temática ou sem tema, escrevendo um texto por semana dos filmes que assisti. Me disseram pra transformar isso em um livro em algum momento, pra guardar essas dicas e essas coisas. Não sei. As coisas vão caminhando e vou vendo como vai ficar.

Um cara, chamado Brian W. Collins, fez esse projeto e escreveu um livro de dicas de filmes de terror. O livro se chama Horror Movie a Day, e está disponível na Amazon. Ele separou meses temáticos e você encontra muita recomendação interessante, com uma breve sinopse e uma resenha do que ele achou do filme.

Obrigada todo mundo que me indica filmes, continuem indicando, eu assisto; e todo mundo que interage comigo nas redes sociais onde eu posto os textos e o que eu ando vendo. Tem sido divertido.

Jéssica Reinaldo

Jéssica Reinaldo

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler acompanhada de um café quentinho. Siga nas redes: Twitter | Facebook | Instagram

Um comentário:

  1. Olha... eu sou tão patife pra filme de terror (mas não pra livro) que eu assisti O Grito no cinema pra nunca mais! Eu fiquei ouvindo o gemido daquela infeliz por uma semana e não consegui dormir.

    Se for pra assistir a um filme de terror tem que ser de dia, sol lá fora, muita claridade, e ainda assim desviando o olhar nas horas tensas. Sou covarde demais, pelamor! =D

    ResponderExcluir

Comentários educados são sempre bem recebidos!

Mas não aceito nem tolero ofensas, comentários impossíveis de compreender, spams e qualquer tipo de intolerância.

Os comentários são moderados, por isso aguarde a aprovação!

Instagram